Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 30 questões.
#1926374
Texto da Questão:

Texto II

[...] o estudo de gramática não é um caminho conveniente para desenvolver o desempenho na leitura e na escrita (muito menos na fala). Outra coisa que a gramática não deveria ser é um instrumento de ensino normativo. Aqui, sua ação tem sido mais que inútil, tem sido desastrosa.

O grande perigo é transformar a gramática – uma disciplina já em si um tanto difícil – em uma doutrina absolutista, dirigida mais ou menos exclusivamente à “correção” de pretensas impropriedades linguísticas dos alunos. A cada passo, o aluno que procura escrever encontra essa arma apontada contra sua cabeça: “Não é assim que se escreve (ou se fala)”, “Isso não é português” e assim por diante.

(PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.33)

Considere o Texto II para responder à questão.

O autor apresenta reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa e considera que:

  • a gramática é uma ferramenta bastante eficiente para a formação de leitores.
  • o ensino escolar da gramática normativa não possui relevância para o falante.
  • o ensino acrítico das normas gramaticais pode provocar preconceito linguístico.
  • a correção gramatical não deve ser realizada no ensino de uma língua materna.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora