Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2346288

“Vindas de São Paulo, as Bandeiras tinham como objetivo a captura de índios para o uso como mão de obra escrava na agricultura e minas. Outras expedições saíam do Pará, nas chamadas descidas com vistas à catequese e ao aldeamento dos índios da região. Ambas passavam pelo território, mas não criavam vilas permanentes, nem mantinham uma população em número estável na região.

A ocupação, propriamente dita, só se tornou mais efetiva com a descoberta de ouro nessas regiões. Na época, havia sido achado ouro em Minas Gerais, próximo a atual cidade de Ouro Preto (1698), e em Mato Grosso, próximo a Cuiabá (1718). Como havia uma crença, vinda do período renascentista, que o ouro era mais abundante quanto mais próximo ao Equador e no sentido leste-oeste, a busca de ouro no ‘território dos Goyazes’, passou a ser foco de expedições pela região.”

Disponível em: < http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias/ historia/colonia>. Acesso em: 14 dez. 2013.


O trecho acima se refere ao período colonial goiano. Esta fase da história de Goiás é marcada

  • Pela ausência de contato entre os portugueses e os indígenas.
  • Pelo hibridismo cultural, decorrente da ausência de interação entre as culturas africanas, europeias e indígenas.
  • Pela utilização generalizada do trabalho assalariado dos indígenas e dos africanos.
  • Pela ação dos bandeirantes que chegaram à região no período citado no texto.
  • Pela homogeneização étnica das populações que habitavam a área, assim como das que migraram para a região.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora