Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 100 questões.
#1658197

A partir dos anos 70, os “paulistas” apresentaram-se como os novos “civilizadores” do Acre, vindos para desenvolver e integrar a região ao resto do país, trazendo o progresso e a prosperidade a essas terras ainda consideradas “selvagens”. Pode-se dizer que foi uma segunda frente de expansão da sociedade nacional em território acreano, caracterizada por enormes desmatamentos, conflitos acirrados e violências extremas na luta pela terra. O termo paulistas era usado pelos regionais para definir: 

  • os novos proprietários de terras oriundos do estado de São Paulo.
  • os novos colonos originários do sul do Brasil e seus representantes.
  • os comerciantes de São Paulo que se deslocaram para o Acre em busca de novas oportunidades.
  • os imigrantes de origem libanesa, residentes em São Paulo, que se deslocaram para o Acre em busca de novas oportunidades.
  • os novos colonos originários do Mato Grosso que tinham por objetivo desenvolver a pecuária.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora