Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 78 questões.
#3231171

Em uma sala de aula sem professor, como ironicamente sugeriu Piaget, não é possível aprender coisa alguma, a menos que nela haja alguém que possa desempenhar o seu papel. A crença de que um material, mesmo rico, motivador e exaustivamente planejado, possa substituir o professor já está sobejamente desautorizada por todos esses anos de insucesso das propostas que partiram desse pressuposto. […] A teoria de Vygotsky já não é uma ilustre desconhecida, mas poucos parecem ter percebido seu verdadeiro alcance. A maioria dos que nela se iniciam ainda se encanta com o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ou imediato, de acordo com a sua nova tradução), ideia inovadora e profícua, mas que está muito aquém das suas contribuições mais relevantes: a linguagem como formadora do pensamento, a precedência da aprendizagem sobre o desenvolvimento, a imitação como processo cognitivo básico da aprendizagem e, principalmente, o papel da interação social como condição necessária para a viabilização do processo de ensino-aprendizagem. De todas essas ideias transcende a natureza histórica, social e cultural da formação da mente humana − não é possível conceber que o ensino e a aprendizagem, instrumentos básicos desse processo, possam ser possíveis sem a interação direta entre seres humanos.


GASPAR, A. Cinquenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. In: XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 1997, com adaptações.


Com base na reflexão do autor do texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • O sucesso de um projeto de ensino focado na qualidade do material didático para gerar a autonomia do estudante e relegando ao professor um papel de gestor do material didático tem respaldo histórico, social e cognitivo.
  • O professor, com o seu tempo de dedicação para atender o estudante e interagir diretamente com ele, é elemento indispensável ao processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
  • O professor deve ser visto como uma autoridade e detentor do conhecimento.
  • O processo de ensino-aprendizagem não deve ter foco no estudante.
  • O insucesso dos projetos de ensino anteriores foi a deficiência tecnológica.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora