Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2276200

Em julho de 1945, a Alemanha foi dividida pelos aliados que haviam derrotado o nazismo. Numa conferência realizada em um velho castelo de Potsdam, era a segunda etapa de um processo de partilha do mundo, que havia sido iniciada em fevereiro do mesmo ano em Ialta (União Soviética). Nessa conferência, a União Soviética era representada, por Stalin; os EUA, pelo presidente Truman, a Grã-Bretanha, por Churchill.
(adap. de MORAES, M; FRANCO, P. Geopolítica: Uma visão atual. 3ª ed. Campinas: Editora Átomo, 2009, p. 27).
Os anos que vão do lançamento das bombas atômicas que puseram fim à Segunda Guerra Mundial e mudaram os atores geopolíticos do mundo, em 1945, até o fim da União Soviética (URSS), em 1991, formam um período peculiar na História do Mundo. A História desse período foi simbolizada pela bipolaridade ideológica representada pelos dois sistemas socioeconômicos e pelas disputas territoriais que dominaram a situação internacional até a queda da URSS e de seu respectivo sistema de organização social.
(adap. de HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223)
Como uma das consequências da Guerra Fria, podemos destacar:

  • o intenso expansionismo político-ideológico realizado pelas superpotências Soviética e Estadunidense.
  • o encerramento das guerras civis e dos conflitos armados nos países localizados no “Terceiro Mundo”
  • uma notável aliança entre capitalistas e socialistas para a realização de conquistas aeroespaciais.
  • a conscientização interestatal acerca dos perigos associados às armas de destruição em massa.
  • a redução dos avanços tecnocientíficos, sobretudo pelas acirradas disputas do contexto bipolar.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora