A disfagia é concebida como sintoma de uma doença de base, que pode acometer
qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Essa alteração pode fomentar déficits
nutricionais, de hidratação e implicações pulmonares em casos de pneumonia broncoaspirativa, fator
que aumenta o tempo de internação hospitalar e diminui a qualidade e a expectativa de vida. Um dos
métodos objetivos de avaliação da disfagia é a videoendoscopia de deglutição, considerado de
concordância diagnóstica com o método Gold Standard de avaliação da deglutição. Pode-se identificar
na realização desse exame: I. Escape oral posterior.
II. Presença de resíduos faríngeos.
III. Penetração laríngea.
Quais estão corretas?
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?