Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3011475

Sobre o ensino de Arte no Brasil na primeira metade do século XX, é INCORRETO afirmar que: 

  • As atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar.
  • As disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes.
  • O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor.
  • Na primeira metade do século XX, o ensino de Arte no Brasil valorizava os processos de criação através de um fazer artístico aliado à apreciação, à estética e à contextualização histórica da Arte.
  • O ensino de música foi marcado pelo Canto Orfeônico, que acabou transformando a aula em uma teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical, com a memorização de peças orfeônicas que, refletindo a época, eram de caráter folclórico, cívico e de exaltação.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora