Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2930717

Os edulcorantes, comumente chamados de adoçantes, não são essenciais ao tratamento do diabetes como a medicação oral, insulina e o monitoramento da glicemia, mas podem favorecer o convívio social e a flexibilidade do plano alimentar.


Sobre os edulcorantes, é correto afirmar que

  • os adoçantes artificiais acessulfame-K, aspartame, sacarina, sucralose e neotame não são seguros durante a gestação e devem ser evitados.
  • os portadores da fenilcetonúria, uma doença genética rara diagnosticada na infância, devem evitar o aspartame por ser fonte do aminoácido fenilalanina.
  • os adoçantes de mesa podem ser responsabilizados pelo aumento de peso da população, segundo estudos recentes, por isso devem ser substituídos por adoçantes dietéticos.
  • o uso de adoçantes pelo público infantil deve ser avaliado com cautela, pois não existem trabalhos cientificos bem conduzidos que atestem a sua segurança nessa população especifica.
  • a ANVISA através do Informe Técnico nº 40/09, recomenda que pacientes com risco aumentado para desenvolvimento de câncer devem evitar o uso de ciclamato, pois alguns trabalhos mostram correlação entre o uso excessivo dessa substância com maior incidência de câncer de bexiga.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora