Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#3095368

O processo de digestão dos nutrientes, em seres humanos, ocorre através de um mecanismo químico denominado hidrólise enzimática.

Sobre a temática supracitada, é correto afirmar que:

  • a saliva, produzida pelas glândulas salivares, contém a enzima beta-amilase, que atua sobre o amido, fazendo hidrólise para formar frutose e maltose;
  • secreções das células alfa-pancreáticas contêm a lipase, e os produtos da sua hidrólise são os ésteres e colesterol, que serão incorporados em lipoproteínas;
  • a enteroquinase é uma enzima produzida pelo intestino delgado (embutida na membrana de borda em escova). Tal enzima possui como substrato o tripsinogênio;
  • a pepsina é uma enzima secretada pelas glândulas gástricas localizadas na camada muscular do estômago e tem como substrato o aminoácido, hidrolisando a ligação fosfodiéster;
  • a enzima quimotripsina, produzida pelas células acinares pancreáticas, apresenta como substratos as proteínas e ácidos nucleicos, hidrolisando as ligações peptídicas mais externas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora