Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#3230364

Leia o fragmento a seguir. 



A questão ambiental sempre foi um tema tratado com extrema relevância na Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza, vivenciam as diversas relações ecológicas e acompanham de perto o desenvolvimento das hortaliças e dos legumes.



O primeiro plantio foi feito pelos alunos participantes do PEI juntamente com os monitores ambientais, no mês de julho, em quatro dos sete canteiros. No mês de agosto, novas mudas foram recebidas e um segundo plantio foi efetuado pela mesma equipe. Foram utilizadas mudas de mostarda, agrião, rúcula, almeirão, beterraba, alface e couve. As primeiras colheitas aconteceram no final de agosto e início de setembro.



O trabalho na horta, desenvolvido nesse primeiro momento pelos alunos do PEI, permitiu que estes vivenciassem e enxergassem o meio ambiente e os devidos cuidados que ele exige, de outra forma. Foi perceptível que sentimentos de pertencimento, felicidade, autocontrole e autoconfiança foram despertados nos alunos. 



Projeto: Horta - Um Despertar para o Conhecimento por Meio da Percepção Ambiental. Revista EcoEscola. BH, Secretaria Estadual de Educação, 2022.



Assinale a opção que apresenta os princípios que nortearam as práticas pedagógicas do projeto mencionado. 

  • Contribuir para a formação do aluno tornando-o comprometido com o meio ambiente, incentivar a importância de economizar água potável e reconhecer aspectos ecológicos que promovam a tecnologia e as instituições sociais que respeitam, cooperam e apoiam a capacidade da natureza de manter a vida.
  • Observar e explorar a horta, desenvolver registros com diferentes linguagens, degustar os alimentos produzidos com a participação e o protagonismo dos alunos e compartilhar a iniciativa com outras escolas da rede que promovem projetos socioambientais.
  • Promover a alfabetização ecológica por meio de contextos que ajudem a desenvolver comportamentos que levarão ao respeito e amor pela natureza, à compreensão dos limites de desmatamento, problemas com descartes de resíduos, e que precisam ser adquiridos para o bem estar de todos.
  • Trabalhar os princípios da ecologia, oferecer contato direto com os processos da natureza, vivenciar as diversas relações ecológicas e acompanhar o desenvolvimento de seres vivos, além de aprender que todos nós estamos inseridos em sistemas maiores na rede planetária da vida.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora