Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2281261

Em uma abordagem crítica da avaliação de aprendizagem, afirma-se que a escola pratica mais exames que avaliação. Numa prática de exame, espera-se que o estudante manifeste aquilo que já aprendeu; vale somente o que ele conseguiu assimilar e expressar até o momento presente, como desempenho resultante de sua dedicação aos estudos no tempo anterior àquele em que se submete às provas.
Diversamente, o ato de avaliar tem como função principal 

  • permitir que o aluno obtenha uma aprendizagem significativa, por meio da averiguação dos conhecimentos obtidos no final do curso, desconsiderando eventuais descompassos de rendimento escolar durante o ano letivo.
  • selecionar e classificar o estudante que apresentar melhor desempenho, valendo-se do diagnóstico permanente para aferir os conhecimentos obtidos durante o curso.
  • identificar os conhecimentos não científicos utilizados pelos estudantes para poder endereçá-los de forma eficiente e precisa ao nível que melhor se adequam.
  • investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista uma intervenção para a melhoria dos resultados; desta maneira, a avaliação é diagnóstica: indica a necessidade de intervenção e de reorientação.
  • obter dados sobre o desempenho final dos estudantes, a partir de diagnóstico que mensure a quantidade e a qualidade dos conhecimentos devidamente apreendidos.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora