Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 29 questões.
#2077916

Sobre o planejamento escolar é correto afirmar que:

  • Essa atividade é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n. 9194 de 1993, que garante que todos os profissionais que trabalham em uma escola tenham um tempo reservado para planejar a rotina.
  • O planejamento é dispensável para a gestão, todavia ele é útil principalmente na organização do tempo, de materiais, de pessoas e de espaço, porque, ao colocar tudo o que a escola realizará ao longo do ano na ponta do lápis, é possível ter uma ideia do cenário e alocar os recursos de acordo com as necessidades dos períodos do ano.
  • O planejamento do ano começa estaca zero. ‘Ano novo, vida nova....’ Assim, o trabalho não se inicia no ano anterior, quando a equipe escolar realiza a avaliação do último plano. Na semana pedagógica, trabalha-se em cima dos resultados obtidos e com a troca de experiência sobre as turmas entre os docentes, visando sempre melhorar o que tem sido feito.
  • O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele é um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão e didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações.
  • Ao longo dos meses, é importante acompanhar se as ações previstas no planejamento têm sido implantadas e se as estratégias estão dando certo. Porém, como o planejamento sempre é enviado para um órgão superior, ele não pode ser alterado, a não ser que aja permissão.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora