Na farmacologia, as substâncias podem ativar ou bloquear receptores no organismo. Considere um medicamento, como
a naloxona, que se liga aos receptores opioides sem ativá-los, impedindo que a droga de abuso (como a heroína) se ligue
e exerça seu efeito, sendo muito usada em overdoses. Analise as afirmativas a seguir:
I- A substância que se liga ao receptor e o ativa, mimetizando o efeito da substância endógena, é chamada de agonista.
II- A substância que se liga ao receptor mas não o ativa, impedindo a ligação do agonista, é chamada de antagonista.
III- Agonistas sempre inibem as funções celulares, enquanto antagonistas sempre as estimulam.
Está CORRETO o que se afirma em:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?