Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3493269

Os equipamentos de Raios-X são fundamentais para a prática da radiologia, permitindo que imagens internas do corpo humano sejam obtidas por meio da radiação. O técnico de radiologia deve compreender o funcionamento desses equipamentos, suas partes e como operá-los adequadamente para garantir exames de qualidade e segurança para o paciente. 
A respeito dos equipamentos de Raio-X, assinale a alternativa INCORRETA: 

  • O gerador de Raios-X é responsável por criar a radiação necessária para o exame. Ele converte a energia elétrica em radiação ionizante (Raios-X), que será direcionada ao paciente.
  • O colimador é um dispositivo que controla a área de irradiação, limitando a radiação para a região de interesse e ajudando a minimizar a exposição a outras áreas do corpo.
  • O filme ou o detetor digital captura a imagem gerada pela radiação que atravessa o corpo. O detetor digital converte a radiação em sinais eletrônicos, que são processados para gerar a imagem.
  • O técnico de radiologia deve garantir que o paciente esteja protegido da exposição desnecessária à radiação. Para isso, são usados coletes de chumbo, colar de proteção e outros dispositivos de proteção, não são essenciais para a segurança do paciente em áreas que não estão sendo radiografadas.
  • O tubo emite os Raios-X quando a corrente elétrica passa por ele. O tubo é composto por um cátodo e um ânodo, e a radiação gerada vai para o paciente.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora