Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3317610

Vani Kenski problematiza a inserção das tecnologias digitais na educação, pontuando alguns desafios, dentre eles: uso meramente instrumental de internet, softwares e jogos; existência de laboratórios de informática com poucas máquinas, sucateados ou subutilizados; ambientes virtuais de aprendizagem utilizados como repositório de textos enxutos; excesso de uso de slides/vídeos para ilustrar conteúdos, além da falta de tempo para formação adequada dos docentes. Nossas escolas e nossa sociedade exigem mais do que isso.
Considerando as problematizações postas por Kenski, vivenciadas em muitas escolas em diferentes regiões do país, analise as assertivas a seguir:

I- Até aqui, computadores, smartphones e a internet têm sido vistos, sobretudo como fonte de informação, comunicação e entretenimento. Esse caráter instrumental é restritivo e não possibilita o alargamento de horizontes da escola e de sua comunidade. A escola em rede deve ser espaço de formar estudantes e docentes produtores e desenvolvedores de tecnologias digitais, que aprendam a interagir, colaborar, criar conexões em escala muito mais alargadas, com ética e respeito ao humano. Ainda mais em tempos de explosão de inteligências artificiais em todas as áreas da vida humana.

PORQUE

II- “A sociedade e as tecnologias não seguem um rumo determinista. O rumo depende muito dos seres humanos e, sobretudo, da capacidade de discernimento coletivo. O problema com que nos defrontamos não é o simples domínio instrumental da técnica para continuarmos a fazer as mesmas coisas, com os mesmos propósitos e objetivos, apenas de uma forma um pouco diferente. Não é tornar a escola mais eficaz para alcançar os objetivos do passado. O problema é levar a escola a contribuir para uma nova forma de humanidade, onde a tecnologia esteja fortemente presente e faça parte do cotidiano, sem que isso signifique submissão à tecnologia”.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

  • As asserções I e II são proposições falsas.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
  • A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora