Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2617185

A doença periodontal destrutiva é uma consequência da interação de fatores genéticos, ambientais, do hospedeiro e microbianos. A presença de microrganismos é um fator crucial na doença periodontal inflamatória, mas a progressão da doença está relacionada aos fatores de risco do hospedeiro. Sobre esta temática, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

  • Os leucócitos polimorfonucleares estão incumbidos na quimiotaxia, fagocitose e destruição do organismo ou substância ingerida. Na doença periodontal, os indivíduos que exibem deficiências nos leucócitos polimorfonucleares, quer sejam quantitativas ou qualitativas, terão menor destruição dos tecidos periodontais.
  • O efeito negativo do estresse sobre o periodonto está associado ao comportamento alterado do paciente para com sua higiene bucal e aquisição de hábitos deletérios, independentemente de sua função imunológica estar afetada ou não.
  • Os fumantes com doença periodontal apresentam sinais reduzidos de inflamação clínica e sangramento à sondagem quando comparados aos não fumantes. Acredita-se que os sítios inflamados em fumantes têm a densidade vascular e angiogênese reduzida, impedindo assim a resposta inflamatória e a cicatrização da ferida.
  • O biofilme dentário microbiano é considerado fator etiológico primário para o início da doença periodontal, e a forma e a severidade da doença são dependentes apenas da resposta do hospedeiro quanto ao desafio imposto pelos microrganismos.
  • A terapia com drogas imunossupressoras e qualquer doença resultante na supressão dos processos inflamatórios normais e imunes, como a infecção pelo HIV, não predispõem o indivíduo à destruição periodontal.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora