Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 30 questões.
#2477110

A teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área do conhecimento que se denomina aprendizagem. Ela apresenta o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem e quais são as variáveis independentes, dependentes e intervenientes, tentando explicar o que é aprendizagem, porque ela funciona e como funciona. No caso das teorias de aprendizagem, são três as filosofias subjacentes: a comportamentalista (behaviorismo), a humanista e a cognitivista (construtivismo). Analise as proposições a seguir sobre filosofia da aprendizagem e assinale a CORRETA.  

  • A filosofia humanista propõe que o ser aprende, primordialmente, como pessoa, mas o importante é a autorrealização do professor, seu crescimento profissional. O aprendiz é visto em partes – sentimentos, pensamentos e ações – principalmente como intelecto, e a aprendizagem se limita a um aumento de conhecimentos: é penetrante, visceral e influi nas escolhas do professor.
  • A filosofia construtivista assume uma posição filosófica humanista, porque se ocupa da cognição, de como o indivíduo age, de como constrói sua estrutura emocional, e interpretacionista, porque supõe que os eventos e objetos do universo são interpretados pelo sujeito cognoscente. Nessa perspectiva, o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo.
  • A filosofia cognitivista trata, principalmente dos processos físicos e pedagógicos: ela se ocupa da atribuição de valores e da mensuração, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição. À medida que se admite, nessa perspectiva, que a cognição se dá por evolução, chega-se ao construtivismo, tão apregoado nos anos de 1970.
  • A filosofia cognitivista possui como foco as chamadas variáveis intervenientes entre estímulos e respostas, nas cognições, nos processos mentais superiores (percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, processamento de informação, compreensão) – quer dizer, na mente, mas de maneira objetiva, científica, não especulativa.
  • A pedagogia do oprimido, como pedagogia cognitivista, é estruturada em dois momentos distintos: no primeiro, os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se, na práxis, com a sua transformação; no segundo, com a realidade opressora transformada, essa pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora