Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Até a primeira metade do século XIX, a capoeira era uma manifestação exclusiva dos negros escravos. Com sua passagem dos meios rurais para os centros urbanos, outros setores da sociedade começaram a participar desta manifestação, principalmente as camadas subalternas da população, como ex-escravos, estrangeiros e, até mesmo, membros da elite. ( ) A participação de capoeiristas, principalmente os estrangeiros, recrutados para serviços militares, e atuando como soldados nas Guerras do Paraguai e Cisplatina geraram uma representação positiva em relação à capoeira por parte da população, sendo estes considerados “heróis nacionais". ( ) A capoeira teve origem no meio rural. Sua passagem para os centros urbanos ocorreu no século XIX. Os principais centros onde a capoeira desenvolveu-se foram as cidades do Recife, Salvador e Rio de Janeiro, sendo as duas últimas as mais importantes. ( ) Na década de 1930, a partir do mestre Bimba e da Igreja, pela Companhia de Jesus, a capoeira passa por um processo de sistematização do ensino, a qual é retirada das ruas e levada para as academias. Bimba foi o criador da capoeira regional baiana ou, simplesmente, capoeira regional.
A sequência está correta em
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?