Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2641495

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas: 

  • separar os medicamentos de todos os pacientes para só então organizar a dose de cada um, já que várias prescrições podem ser separadas simultaneamente.
  • realizar a conferência dos medicamentos separados para a dispensação, para verificar se as informações dos rótulos dos medicamentos correspondem ao que foi prescrito.
  • organizar os medicamentos de acordo com a forma farmacêutica, e não em ordem alfabética, pois dessa forma evita-se a troca de medicamentos que possuem nomes semelhantes.
  • dispensar medicamentos apenas via prescrição médica, pois a dispensação por ordem verbal aumenta o risco de erros e pode comprometer a segurança do paciente.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora