Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2621790

Leia o texto a seguir.


Um dos elementos básicos de discussão da ação docente refere-se ao ensinar, ao aprender e ao apreender. Essas ações são, muitas vezes, consideradas e executadas como ações disjuntas, ouvindo-se, até de professores, afirmações do tipo: “Eu ensinei, o aluno é que não aprende”.

Isso decorre da ideia de que ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição, o que a grande maioria dos docentes procura fazer com a máxima habilidade de que dispõe. Daí a busca por técnicas de exposição ou oratória, como elementos essenciais para a competência docente. Historicamente, sabe-se que o modelo jesuítico, presente desde o inicio da colonização do Brasil pelos portugueses, apresentava em seu manual, Ratio Studiorum – 1599 – os três passos básicos de uma aula: preleção do conteúdo pelo professor, levantamento de dúvidas dos alunos e exercícios de fixação, cabendo ao aluno a memorização para a prova.

Léa das graças Camargo Anastasiou


Considerando a exposição da autora nessa afirmativa, marque a alternativa que NÃO corresponde a esta visão do docente em sala de aula.

  • O professor planeja uma aula expositiva, explica o tema de estudo, cabendo ao aluno anotar o que diz o professor para depois memoriza-lo; é considerada uma boa aula.
  • Uma determinada aula, considerada como boa: explicita-se o conteúdo da disciplina com suas definições e sínteses, desconsiderando-se os elementos históricos e contextuais, muitas vezes tomando suas sínteses temporárias como definitivas, desconectando-as de afirmações técnicas das pesquisas cientificas que as originaram.
  • A simples transmissão da informação como ensino, e o professor, considerado como fonte única de saber, torna-se o portador que garante a verdade para o aluno apreender.
  • Aula em que ficam excluídas as historicidades, os determinantes, os nexos internos, a rede teórica, enfim, os elementos que possibilitaram aquela síntese obtida. A ausência desses aspectos científicos, sociais e históricos deixa os conteúdos soltos, fragmentados como fim em si mesmo.
  • Aula em que uma ação de ensino da qual resulta a aprendizagem do estudante, o saber inclui um saber o quê; um saber como, um saber por quê e um saber para quê. Nesse processo, o envolvimento dos sujeitos, em sua totalidade, é fundamental. Além do quê e do como, pela ensinagem deve-se possibilitar o pensar, situação em que cada aluno possa reelaborar as relações dos conteúdos, por meio dos aspectos que determinam e se condicionam mutuamente numa ação conjunta do professor e dos alunos.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora