Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#1704066

Ao empossar o então ministro das relações exteriores, José Carlos de Macedo Soares, na presidência do Instituto Nacional de Estatística, em 29 de maio de 1936, e fazer do Palácio do Catete sua sede provisória, exclamou Getúlio Vargas: “Tenho tal interesse pelo Instituto Nacional de Estatística que lhes dei a minha casa e o meu ministro”. Simbolicamente, esta fala instalava o INE (futuro IBGE) na antessala do poder, enquanto materializava o pensamento de seu idealizador e primeiro secretário-geral, Mario Augusto Teixeira de Freitas: “Faça o Brasil a estatística que deve ter, e a estatística fará o Brasil como deve ser”. Nos anos seguintes, surgiria a expressiva representação do IBGE como a “casa do Brasil”, a casa em que o país seria, ontem e hoje, revelado em suas dimensões estatística e geográfica, em crescente qualidade.

SENRA, N. Uma breve história das estatísticas brasileiras (1822-2002). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 193.

A passagem acima assinala a importância que o IBGE assumiu na construção do Estado brasileiro, para o que foi fundamental a integração entre a estatística e as geociências nos diferentes momentos de sua trajetória.

No que diz respeito aos nossos dias, as relações entre esses dois grandes ramos da instituição consistem em

  • elaborar a primeira carta do Brasil ao milionésimo, que tornará possível a revisão do traçado dos limites internacionais, interestaduais e litorâneos do Brasil
  • colaborar com as forças armadas na definição da geopolítica nacional, no que diz respeito ao mapeamento de recursos naturais (hídricos e minerais) e à proteção das áreas de fronteira, com o fim de garantir a soberania nacional
  • produzir novos conhecimentos que permitam aprimorar e atualizar o currículo dos cursos de estatística e geografia, no ensino básico e no nível superior.
  • estabelecer os setores censitários a partir dos mapas elaborados pelas geociências, que, ao determinarem com exatidão os limites estaduais, municipais e distritais, permitem evitar problemas de subcontagem e dupla contagem da população.
  • atender à convenção internacional que recomenda a conveniência de se acumular, em um mesmo órgão da administração, a coordenação do sistema estatístico nacional e do sistema cartográfico nacional, de modo a evitar conflito de competências institucionais.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora