Leia o texto a seguir para responder à questão .
Mas foi somente entre 1966-85 que se deu o planejamento regional efetivo da região. O Estado tomou
a si a iniciativa de um novo e ordenado ciclo de devassamento amazônico, num projeto geopolítico
para a modernidade acelerada da sociedade e do território nacionais. Nesse projeto, a ocupação da
Amazônia assumiu prioridade por várias razões. Foi percebida como solução para as tensões sociais
internas decorrentes da expulsão de pequenos produtores do Nordeste e do Sudeste pela
modernização da agricultura. Sua ocupação também foi percebida como prioritária, em face da
possibilidade de nela se desenvolverem focos revolucionários. Fonte: BECKER, Berta, Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar
cenários? Parcerias Estratégicas - Número 12 - Setembro 2001, pg. 137
31 Neste recorte temporal analisado pela autora, o projeto geopolítico para a Amazônia baseava-se na:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?