A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações
relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de
decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos
de valores, a partir de dados coletados, visando a uma
tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser
perpassada por concepções autoritárias. Porém, o
componente da avaliação mais sensível à questão do poder
é a tomada de decisão.
O modelo tradicional da avaliação escolar define a
classificação de indivíduos como a principal função do ato
de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a
classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele
poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou
conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.
Tais práticas contribuíram para produzir muitas
consequências negativas, entre elas o preconceito e o
estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode
tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em
que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.
Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua
transformação em mecanismo disciplinador de condutas
sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização
do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os
alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a
avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e
disciplina os alunos pelo medo.
A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza
aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem.
Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o
aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai
construindo imagens e autoimagens que terminam
interagindo com as decisões metodológicas do professor.
Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a
tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles.
Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o
sucesso ou para o fracasso.
Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio:
aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134,
jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.
Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as
afirmativas a seguir:
I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma
ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais,
afetando a tomada de decisão dos professores e gestores
escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade
social. Essa concepção individualista e regressiva da
educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão
pouco engajada na compreensão da realidade dos
educandos.
II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um
julgamento de valor sobre manifestações relevantes da
realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras
palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores,
a partir de dados coletados, visando a uma tomada de
decisão, afirma o texto.
III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio
escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da
avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um
instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em
detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico
para o crescimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?