Desinfecção e esterilização são processos cruciais na
manutenção da saúde e segurança em ambientes
clínicos e hospitalares. Ambos visam a eliminação de
microrganismos, porém diferem em seus objetivos e
métodos. A desinfecção é o processo de eliminação da
maioria dos microrganismos patogênicos em superfícies
e objetos inanimados, com exceção de esporos
bacterianos, utilizando agentes químicos ou físicos. Já a
esterilização é um processo mais rigoroso, que busca a
completa destruição de todos os microrganismos,
incluindo esporos, por meio de métodos como
autoclaves, radiação ou produtos químicos específicos.
A escolha entre desinfecção e esterilização depende do
tipo de material ou equipamento a ser tratado, do risco
de infecção associado e do tipo de procedimento a ser
realizado. A correta aplicação desses processos é
fundamental para a prevenção de infecções nosocomiais
e a segurança dos pacientes e profissionais da saúde,
garantindo a integridade dos cuidados prestados.
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.
Os álcoois, apesar de serem eficazes na desinfecção
de muitas superfícies, não são adequados para materiais
de borracha e alguns plásticos, pois podem causar
danos a esses materiais.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?