Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 513 questões.
#3614869

Os poderes intermediários, subordinados e dependentes, constituem a natureza do governo monárquico, isto é, daquele em que um só governa com leis fundamentais. Eu falei dos poderes intermediários subordinados e dependentes: de fato, na monarquia, o príncipe é a fonte de todo poder político e civil. Estas leis fundamentais supõem necessariamente a existência de canais médios por onde flui o poder. O poder intermediário subordinado mais natural na monarquia é o da nobreza (Montesquieu, 2000. Adaptado).

Para Montesquieu, a nobreza é necessária para a monarquia porque

  • a nobreza permite o fluxo do poder monárquico sem o qual a monarquia transforma-se em despotismo.
  • o clero está comprometido com a manutenção dos poderes político e econômico das autoridades religiosas.
  • a plebe carece das virtudes imprescindíveis para o exercício do poder e a formulação das leis.
  • a burguesia em ascensão busca preservar os seus interesses de classe em vez dos interesses gerais.
  • as forças armadas tendem a impor o respeito às leis e ao bem comum pelo uso de forças coercitivas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora