Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 262 questões.
#1639981

Há três técnicas para a reciclagem de plástico: mecânica, química e energética. Na reciclagem mecânica os resíduos são moídos, transformados em grãos que, após lavados e secos, são reprocessados por extrusão, injeção e outras técnicas que envolvem o aquecimento e fusão do plástico. A reciclagem mecânica só pode ser aplicada aos plásticos termomoldáveis. Na reciclagem química o plástico passa por um processo de despolimerização, uma espécie de decomposição controlada, que permite recuperar parte das substâncias usadas na sua produção. Essa técnica é usada quando os produtos resultantes da despolimerização têm mais valor agregado que o plástico reciclado. Na reciclagem energética o plástico é incinerado em uma espécie de usina termoelétrica. A reciclagem energética é uma alternativa de reutilização para os plásticos termofixos, isto é, aqueles que não podem ser moldados novamente pois se degradam quando expostos a altas temperaturas.
No que diz respeito aos fenômenos envolvidos nos três tipos de reciclagem do plástico, assinale a alternativa correta. 

  • O reprocessamento do plástico na reciclagem mecânica é essencialmente um fenômeno químico, pois envolve uma mudança de estado do plástico sólido
  • A queima do plástico na reciclagem energética é um fenômeno químico, pois se separam as substâncias que constituíam inicialmente os polímeros
  • A despolimerização é, na realidade, um fenômeno físico pois o resultado é apenas a decomposição dos polímeros nas substâncias inicialmente usadas para produzi-los
  • A moagem dos polímeros na reciclagem mecânica não pode ser considerada um fenômeno físico pois resulta em mudanças na estrutura física da matéria
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora