Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 200 questões.
#2118274

A medida de qualificação da saúde e da doença em termos de normal e patológico é característica da medicina moderna, conforme os estudos de Foucault (1963/1994). “De um modo geral, pode-se dizer que até o final do século XVIII a medicina referiu-se muito mais à saúde do que à normalidade; não se apoiava na análise de um funcionamento regular do organismo para procurar onde se desviou o que lhe causa distúrbio, como se pode restabelecê-lo; referia-se mais a qualidades de vigor, flexibilidade e fluidez que a doença faria perder e que se deveria restaurar.” (p. 39).
Sobre o conceito de normal e patológico, é INCORRETO afirmar que:

  • A dualidade entre normal e patológico como princípio ordenador da atividade clínica está diretamente ligada à ideia do funcionamento regular do organismo como realidade própria do fenômeno da doença. Dito de outro modo: o normal e o patológico designam o grau de funcionalidade orgânica. Nessa perspectiva, o patológico se define como negatividade, desse modo, como impossibilidade do padrão normativo do organismo.
  • O patológico se define como negatividade, desse modo, como impossibilidade do padrão normativo do organismo. Essa relação antagônica entre saúde e doença concerne à realidade orgânica, a qual se expressa como polaridade entre a vida e a morte. Em outros termos, a vida é movimento contrário à morte. A relação entre normal e patológico é estabelecida como oposição, assim como a morte se opõe à vida. A morte é, portanto, a grande referência em relação à qual o patológico se especifica como fenômeno orgânico.
  • A dualidade entre normal e patológico como princípio ordenador da atividade clínica está diretamente ligada à ideia do funcionamento regular do organismo como realidade própria do fenômeno da doença. Dito de outro modo: o normal e o patológico designam o grau de funcionalidade orgânica. Nessa perspectiva, o patológico se define como positividade, desse modo, como possibilidade do padrão normativo do organismo.
  • O patológico se caracteriza pelo padecimento, pela impossibilidade e tem o sentido de negatividade, devendo, a todo custo, ser combatido. Nessa perspectiva, o patológico se caracteriza como o oposto da saúde. Contudo, devemos asseverar, que o normal não designa uma realidade essencial, portanto única, do funcionamento do organismo, mas constitui uma forma específica, circunstancialmente favorável, de lidar com as agruras do meio, possibilitando a manutenção e realização da vida.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora