Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 649 questões.
#2384425

Os jesuítas chegaram à colônia brasileira em 1549 e implantaram os primeiros colégios com apoio e incentivo da coroa portuguesa. Até 1759, quando os padres da Companhia de Jesus foram expulsos do país pelo Marquês de Pombal, podemos afirmar que a pedagogia cristã desfrutou de hegemonia, imprimindo suas marcas no desenvolvimento do ensino brasileiro. Essa pedagogia de orientação católica, consubstanciada no documento Ratio Studiorum, que organizou as atividades nos colégios jesuíticos, tinha como ideário subjacente a concepção do:

  • método ativo, que, segundo Nóbrega, era fundamental para a formação do aluno;
  • ensino como estratégia para o desenvolvimento colonial, segundo Anchieta;
  • professor como facilitador do processo de ensino e aprendizagem;
  • homem como dotado de uma essência universal e imutável;
  • aluno como centro do processo educativo.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora