A brincadeira é uma experiência essencial, um modo de
decidir como percorrer a própria vida com
responsabilidade
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de
aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam
disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências
fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e
representá-las até criarem ou aceitarem regras que
possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar
em espaços e tempos combinados.
Por que jogar e brincar pede a repetição? Esses desafios
encantam pelo prazer funcional de sua realização.
Mesmo que se cansem, as crianças querem (esperam)
continuar jogando e brincando. Há um afeto perceptivo,
ou seja, algo que agrada ao corpo e ao pensamento. Até
o medo e a dor ficam suportáveis, interessantes, porque
fazem sentido. Por isso, trata-se de uma experiência que
pede repetição por tudo aquilo que representa ou
mobiliza. Graças a isso, aprendemos a identificar informações ou qualidades nas coisas ou em nós
mesmos - para reconhecer coisas agradáveis e
desagradáveis e, assim, variar as experiências e
combiná-las das mais variadas formas.
(...)
Lino de Macedo
Acesso em: https://tinyurl.com/4f5d9wxz
Antes, durante e após o jogo, o papel do professor
na mediação e observação é crucial para que a atividade
desempenhe sua função alfabetizadora. Por isso, é
preciso garantir que haja sempre a intervenção do
professor, já que a função docente é fundamental, sendo
importante preservar a natureza do jogo, aproveitando a
animação e envolvimento das crianças para dar
explicações no quadro.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?