O trabalho em grupo é uma oportunidade para o diálogo, a
troca de ideias e de informações. É regido pelos princípios de
facilitação da construção do conhecimento, troca de ideias e
informações, possibilitando a prática da cooperação para
conseguir um bem em comum.
No ambiente escolar, o trabalho em grupo favorece a
formação de certos hábitos e atitudes de convívio social, tais
como: a cooperação e a união de esforços para que um
objetivo comum possa ser atingido; o planejamento das
etapas de um trabalho; a divisão de tarefas e atribuições,
tendo em vista a participação de todos; a exposição de
ideias e opiniões de forma sucinta e objetiva, de forma a
serem compreendidas; a aceitação de críticas construtivas; a
capacidade de ouvir com atenção os colegas e a esperar a
vez de falar; o respeito à opinião alheia; e a aceitação de uma
decisão quando ficar resolvido que prevalecerá a maioria.
ESTUDOS DE CASO
O estudo de caso é uma estratégia que compreende uma
apresentação de uma situação real aos estudantes dentro
do assunto estudado, para que analisem e, se for necessário,
proponham alternativas de solução. Essa estratégia facilita a
construção do conhecimento e permite a troca de ideias e
experiências.
ESTUDO DO MEIO
O estudo do meio é uma técnica que permite o estudo de
forma direta do meio natural e social do qual o aluno
participa. Essa técnica busca facilitar a construção do
conhecimento e permitir a troca de ideias e informações,
criando condições para que o aluno entre em contato com a
realidade circundante, promovendo o estudo de seus mais
variados aspectos de forma direta, objetiva e ordenada. O
estudo do meio também propicia a aquisição de
conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, sociais,
políticos, científicos e artísticos, entre outros. Assim, o
estudo do meio contribui para o desenvolvimento de
habilidades para a realização de entrevistas, para coletar
dados, sintetizar e tirar conclusões, tudo isso de forma direta
por meio da experiência vivida pelo estudante.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em
15/03/2020).
Leia o texto 'Métodos Socializados de Ensino' e, em
seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O trabalho em grupo favorece o planejamento das etapas
de um trabalho e a divisão de tarefas e atribuições, tendo em
vista a participação de todos, de acordo com as informações
apresentadas pelo autor.
II. Após a leitura do texto, pode-se concluir que os estudos de
caso compreendem uma apresentação de uma situação real
aos estudantes dentro do assunto estudado, para que eles
analisem e, se for necessário, proponham alternativas de
solução.
Marque a alternativa CORRETA:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?