Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 912 questões.
#3552720

Um fármaco pode exercer sua ação farmacológica no próprio local em que foi aplicado ou ser absorvido e distribuído pelo organismo, para ter acesso ao sítio de ação. Considerando os vários fatores que interferem na passagem dos fármacos através das membranas, é importante a via pela qual eles se põem em contato com o organismo. Dessa forma: 
I. A via intracanal de uso exclusivamente odontológico, classificada como parenteral, serve para a aplicação de fármacos no sistema de canais radiculares dos dentes.
II. A via bucal é empregada para administração de fármacos que exercem ação no local de aplicação, pois a manutenção de sua concentração quando em contato com a mucosa é muito difícil, em função da ação da saliva. Por esta via, o cirurgião-dentista poderá prescrever cremes, pomadas, soluções e colutórios.
III. Via submucosa ou subperióstica são vias enterais de administração de fármacos mais empregadas em Odontologia devido infiltração de soluções anestésicas locais. Podem ser usadas também para a aplicação local de corticosteróides.
IV. A via oral é a mais utilizada das vias parenterais, pela facilidade de aplicação. O considerável suprimento sanguíneo do estômago e do duodeno, aliado à grande superfície epitelial desses órgãos, propicia a absorção de diferentes tipos de medicamentos. 
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  • I e II.
  • I e III.
  • II e IV.
  • III e IV.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora