Um fármaco pode exercer sua ação farmacológica no próprio local em que foi
aplicado ou ser absorvido e distribuído pelo organismo, para ter acesso ao sítio de ação.
Considerando os vários fatores que interferem na passagem dos fármacos através das
membranas, é importante a via pela qual eles se põem em contato com o organismo.
Dessa forma: I. A via intracanal de uso exclusivamente odontológico, classificada como parenteral,
serve para a aplicação de fármacos no sistema de canais radiculares dos dentes.
II. A via bucal é empregada para administração de fármacos que exercem ação no local
de aplicação, pois a manutenção de sua concentração quando em contato com a mucosa
é muito difícil, em função da ação da saliva. Por esta via, o cirurgião-dentista poderá
prescrever cremes, pomadas, soluções e colutórios. III. Via submucosa ou subperióstica são vias enterais de administração de fármacos
mais empregadas em Odontologia devido infiltração de soluções anestésicas locais.
Podem ser usadas também para a aplicação local de corticosteróides.
IV. A via oral é a mais utilizada das vias parenterais, pela facilidade de aplicação. O
considerável suprimento sanguíneo do estômago e do duodeno, aliado à grande
superfície epitelial desses órgãos, propicia a absorção de diferentes tipos de
medicamentos. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?