Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 1361 questões.
#3149174

Leia o resumo do Caso Escola Base, elaborado pelo professor Silvio Vieira Barbosa.

O Caso Escola Base tornou-se, desde 1994, uma referência acadêmica e profissional para se analisarem os danos que a imprensa pode causar ao noticiar, ao tornar público um fato. Uma fantasiosa denúncia, a vontade de um delegado em ganhar prestígio com os holofotes da mídia e a pressa da imprensa em criar manchetes fortes geraram um grave dano que destruiu a vida de seis pessoas inocentes. Acusados por duas mães de abusos sexuais e de integrar uma rede de pedofilia que faria filmes pornográficos com crianças de 4 e 5 anos, três casais viram a vida desmoronar ao longo dos quatro meses em que fizeram parte de um inquérito policial cheio de erros, encerrado, por absoluta falta de provas, com a conclusão de que não houve crime algum e de que os seis são inocentes.

(escola_base_e_imprensa.pdf (espm.br)

Esse caso nos ensina que a mídia deve

  • apoiar as vítimas e denunciar os suspeitos de abuso, mesmo que as evidências apresentadas ainda sejam inconclusivas.
  • assumir a responsabilidade de relatar apenas fatos verificados, evitando a disseminação de informações não confirmadas, pois podem gerar danos aos envolvidos.
  • evitar, sempre que possível, a cobertura de casos policiais envolvendo o abuso sexual infantil, pois apenas as autoridades judiciais tem competência para investigá-los.
  • confiar integralmente nas informações fornecidas pelos policiais, pois como fontes oficiais, eles serão os únicos a serem responsabilizados em caso de erro de apuração.
  • relativizar sua responsabilidade quando as notícias tiverem alto potencial de gerar audiência e estimular o debate público sobre temas que envolvam crimes contra crianças.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora