Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 679 questões.
#2312236

A respeito da Geografia em âmbito escolar e acadêmico, é incorreto afirmar:

  • A Geografia Escolar tem uma finalidade social mais imediata, qual seja permitir ao aluno uma leitura geográfica do real, das organizações espaciais, fornecendo ferramentas teóricoconceituais que lhe permita refletir e intervir nesses contextos espaciais, resultantes da interação de constituintes físicos e sociais.
  • A fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1936) fomentou não só o desenvolvimento de estudos pela Geografia acadêmica, como também transformações na Geografia Escolar, até então baseada em procedimentos didáticos pautados apenas na descrição e memorização dos elementos que compõem as paisagens e o território.
  • No Brasil, o ensino institucionalizado de geografia se deu primeiramente no âmbito escolar, na primeira metade do século XIX, chegando ao âmbito universitário somente no início do século XX.
  • Entre aGeografia acadêmica e a escolar não deve haver uma relação de hierarquia, transposição direta ou mecanismos de simplificação, mas, sim, mediações didáticas, nas quais o conteúdo é reconstruído, alguns temas são escolhidos, enfatizados e outros são desconsiderados.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora