Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 731 questões.
#3446409

A avaliação e o tratamento sistemático de pacientes com disfagia começaram nos anos 1980nos Estados Unidos, e nos anos 1990, no Brasil. Antes disso, os pacientes disfágicos eram encaminhados para a colocação de sondas enterais ou gastrostomia, devido à ignorância e à falta de tempo dos profissionais envolvidos e, principalmente, por não haver uma especialidade responsável por conduzir a multidisciplinaridade da atuação nessa área. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta: 

  • A disfagia é uma condição que se caracteriza pela dificuldade em engolir alimentos sólidos, mas não afeta a deglutição de líquidos.
  • A disfagia pode ser causada por condições neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e doença de Parkinson.
  • A disfagia ocorre exclusivamente em pessoas idosas e nunca afeta indivíduos mais jovens.
  • O tratamento da disfagia é sempre cirúrgico e não há opções de terapia conservadora.
  • A disfagia é uma condição rara e geralmente não está associada a complicações respiratórias, como aspiração.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora