Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 351 questões.
#2104988

O Diabete Melito (DM) é causado por falta absoluta ou relativa de insulina que, entre outras consequências, leva ao aumento da concentração de glicose plasmática.


Assinale a alternativa correta sobre o DM e seu tratamento.

  • Não são complicações tardias do DM: a retinopatia, a nefropatia e o aumento do risco de trombose.
  • O tratamento preferencial para o paciente com DM tipo 1 é a insulinoterapia associada a um secretagogo.
  • A metformina, uma das primeiras opções terapêuticas no DM tipo 2, reduz a produção hepática de glicose e aumenta a captação de glicose pelo músculo esquelético. Sua eliminação é biliar, e em sua menor parte de forma inalterada.
  • Em relação aos secretagogos, a glibenclamida apresenta menor risco de hipoglicemia que a gliclazida, por este motivo é de escolha em idosos.
  • Os sinais e sintomas de hiperglicemia grave incluem: poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento, que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora