Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 136 questões.
#2056156

Imagine que uma pessoa esteja comendo um salshipão (pão com linguiça) e bebendo água. Está respirando ar puro numa região muito acima do nível do mar e deverá, em alguns dias, participar de uma competição esportiva.


Com base nessas informações e na integração entre os diferentes sistemas fisiológicos humanos, é INCORRETO afirmar-se:

  • Tanto a água, quanto o alimento, seguem, a partir da boca, pelo mesmo caminho, passando pela laringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Neste último, existem as vilosidades intestinais, possibilitando maior absorção dos nutrientes, os quais serão transportados pela corrente sanguínea às células do corpo. No estômago, há atuação da enzima pepsina, a qual digere a proteína da carne em meio ácido.
  • O sistema parassimpático irá estimular a atividade do estômago e do pâncreas para que ocorra a digestão do alimento. A insulina, produzida e secretada pelo pâncreas, irá se ligar aos receptores de insulina, localizados na membrana plasmática das células, permitindo assim que os canais de glicose se abram.
  • Em grandes altitudes, o ar é rarefeito. O corpo, buscando adaptar-se, produz maior quantidade de glóbulos vermelhos. Essas células, ao deixarem a região dos alvéolos pulmonares, dirigem-se ao lado esquerdo do coração, entrando neste pelas veias pulmonares.
  • O amido do pão é digerido parcialmente pela amilase salivar, e a maltose formada é digerida quimicamente, na sequência, pela maltase. Os monossacarídeos resultantes desse processo serão transportados pela corrente sanguínea, entrando nas células por meio de difusão facilitada. O O2, adquirido da atmosfera por meio do sistema respiratório, é carregado pelo glóbulo vermelho e será utilizado no processo de produção de energia pelas células do organismo.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora