Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 149 questões.
#2056133

A conversão de uma molécula de glicose, por meio da glicólise, em duas de ácido pirúvico ocorre no citosol da célula. A partir dessa etapa e considerando-se a ausência de gás oxigênio, a rota metabólica adotada e o organismo em questão, pode haver diferentes tipos de Fermentação.


Em relação a isso, é correto afirmar-se:

  • Com a liberação de uma molécula de CO2, a partir de um piruvato, obtém-se um composto de dois carbonos. Tal composto, ao sofrer redução pelo NADH, origina álcool etílico.
  • A produção de ácido láctico, a partir do ácido pirúvico, ocorre por meio da Fermentação Láctica realizada por bactérias denominadas lactobacilos. A reação consiste na quebra do piruvato com a liberação de NADH2, a partir da junção de duas moléculas de NAD.
  • Fruto da Fermentação Acética realizada pelos fungos do gêneroSaccharomyces, o ácido acético é obtido a partir da conversão direta do ácido pirúvico em duas moléculas de ácido acético, sem liberação de CO2ao longo desse processo.
  • A redução de uma molécula de ácido pirúvico a duas de etanol ocorre na mitocôndria da célula, havendo liberação final de 38 moléculas de ATP.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora