Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 149 questões.
#2036393

A glicólise é um processo que degrada a molécula de glicose, formada por seis carbonos, em duas moléculas menores de piruvato, cada uma com três carbonos. Esse fenômeno é essencial para a produção de energia dos organismos e acontece em duas fases distintas, uma de investimento energético (Fase preparatória) e a outra de compensação energética (Fase de pagamento).
Considerando os eventos bioquímicos que acontecem nos seres vivos durante a glicólise, assinale a afirmativa incorreta.  

  • Em eucariotos, todo o processo de glicólise é realizado no interior da mitocôndria, na matriz mitocondrial, e ao final das duas etapas o saldo energético obtido é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.
  • O piruvato é o produto final da segunda fase da glicólise. Para cada molécula de glicose, dois ATP são consumidos na fase preparatória e quatro ATP são produzidos na fase de pagamento, dando um rendimento líquido de dois ATP por molécula de glicose convertida em piruvato.
  • Nos organismos que fazem respiração celular, após a glicólise, ocorrem novas etapas até a degradação total da glicose e há um maior aproveitamento energético, com a produção de 32 moléculas de ATP.
  • Nos organismos que realizam processos anaeróbicos, como a fermentação, a glicólise é o único processo de degradação da glicose, tendo um aproveitamento energético menor, de apenas dois ATP.
  • Na fase preparatória, observa-se a utilização da energia da hidrólise de ATP. Na fase de pagamento, observa-se a formação de quatro moléculas de ATP e o consequente pagamento das moléculas gastas inicialmente.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora